Neste post, iremos trazer curiosidades dos pontos turísticos que visitamos no City Tour. Vamos juntos nessa?

Cristo Redentor

O Cristo Redentor é o ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro. Pensou no Rio, pensou Cristo Redentor, não é mesmo?

Fazendo jus a sua beleza encantadora, em 2007 foi eleito como umas das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

Listamos 2 curiosidades desse monumento histórico do Rio de Janeiro:

1 – Bastidores da construção

A construção do Cristo Redentor levou cerca de nove anos e contou com colaboradores de diversos países. As obras foram finalizadas em 1931 e grande parte dela foi financiada pela própria população, por meio de uma campanha de arrecadação.

2 –  O Cristo Redentor não foi construído no Brasil

Quem nunca parou para pensar como foi construído o Cristo Redentor? 

E, curiosamente, apesar do monumento ser um projeto brasileiro para o Rio de Janeiro, ele não foi construído no Brasil, e sim na França.

O projeto se iniciou em 1922, pelos brasileiros Heitor da Silva Costa e Carlos Oswald, os escultores franceses Paul Landowski e Albert Caquot, e o romeno Gheorghe Leonida, que esculpiram o rosto. 

Devido ao seu tamanho e ser localizada no ponto mais alto da cidade, era inviável trazer o Cristo Redentor inteiro da França. Por isso, a estátua foi dividida em vários pedaços, transportados até o topo do Corcovado de trem (que funciona até hoje).

Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar é um dos principais e mais lindos destinos turísticos do Brasil. É apreciado e internacionalmente reconhecido por suas vistas incríveis que encantam todos os visitantes. 

Vamos explorar as curiosidades desse monumento famoso conhecido por milhares de pessoas ao redor do mundo.

1 – Qual a origem do nome “Pão de Açúcar?”

Fica localizada  no oeste da entrada da Baía de Guanabara a pedra que chamamos de pão de açúcar, que é muito parecida com os cones que eram utilizados no transporte de açúcar para a Europa na época. Portanto, os cartógrafos que fizeram o mapeamento naquela área batizaram a pedra de Pão de Açúcar. 

2 – O primeiro teleférico do Brasil 

O Bondinho Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do mundo. A ideia genial de ligar a Praia Vermelha e os morros da Urca e do Pão de Açúcar por meio do teleférico surgiu do engenheiro Augusto Ramos, em 1908. 

O seu nome, “bondinho”, foi dado devido à semelhança dos carros do teleférico com os bondes que circulavam no Rio na época de sua inauguração. 

Só quem já andou de bondinho sabe a experiência incrível que é, e se você ainda vai andar, gere expectativas, pois é mágico! 

Escadaria Selarón

As escadarias coloridas de Selarón são uma expressão artística e uma homenagem ao povo brasileiro. Entre as mais de 2 mil peças que formam o seu desenho, existem azulejos de mais de 60 países, muitos deles presenteados ao artista por turistas e fãs da obra. 

Vamos saber as curiosidades da escada mais famosa do Brasil? 

1 – Por que o nome Escadaria Selarón?

A ideia surgiu de um projeto pessoal do artista Jorge Selarón, que logo se tornou um símbolo da cidade do Rio de Janeiro, atraindo pessoas de todos os cantos do mundo.

Selarón escolheu a escadaria que fica em frente à sua casa para inovar, onde deu início a um belíssimo trabalho árduo que durou mais de 20 anos. Ele viajou por diversos países, coletando e ganhando pedaços de azulejos para cobrir cada um dos degraus da escada. Cada azulejo significa uma pequena parte da cultura de outro lugar. Com mais de 200 degraus a escadaria se transformou em uma apresentação da diversidade cultural, e com essa linda história de um projeto que surgiu através do artista Jorge Selarón, se deu o nome de “Escadaria Selarón”.

2 – Cenário de grandes artistas

A bela escadaria também é conhecida por ser cenário de grandes clipes internacionais, como da banda U2 e do rapper Snoop Dogg. Além disso, esteve presente em filmes, como Hulk, da Marvel, e estampou grandes revistas, como o National Geographic, da The Walt Disney Company. 

Catedral Metropolitana

A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, também conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, tem uma arquitetura única, que chama a atenção de todos que passam e surpreende aqueles que a visitam. 

Suas principais curiosidades são: 

1 – Comporta até 20 mil pessoas em pé

A Catedral Metropolitana tem 75 metros de altura e 106 metros de diâmetro, ela tem capacidade de abrigar até 20 mil pessoas em pé.

O projeto é do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca, que, segundo alguns, como símbolo do futuro, foi inspirado nas naves de Projeto Apollo, segundo outros, foi inspirado nas pirâmides maias.  

2 – Os vitrais estão voltados aos pontos cardeais

A Catedral Metropolitana possui vitrais voltados aos pontos cardeais e representando símbolos da Igreja. 

  • Sul (atrás do altar) – cores verdes – Igreja Una;
  • Oeste – cores vermelhas – Igreja Santa;
  • Norte (acima da porta principal) – cores amarelas – Igreja Católica;
  • Leste – cores azuis – Igreja Apostólica.

Visitar a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro é estar em uma das catedrais mais importantes do Brasil, devido a sua importância religiosa. 

Maracanã 

O Brasil é reconhecido como o país do futebol, e isso não se deve apenas à paixão dos brasileiros pelo esporte. Além de ser a nação com mais títulos de Copas do Mundo e abrigar os melhores jogadores da história, o Brasil é lar de um dos estádios mais célebres do mundo: o Maracanã.

1 – O nome oficial não é Maracanã 

Se alguém diz: “Vamos ao estádio Jornalista Mário Filho?”, dificilmente saberá onde fica ou de qual estádio se trata. Mas, acredite, esse é o nome oficial do estádio do Maracanã, o emblemático cenário de duas finais de Copa do Mundo, várias partidas históricas de futebol e também palco de diversos shows inesquecíveis.

2 – Gol mil

Foi exatamente no Maracanã que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, marcou seu milésimo gol. No confronto contra o Vasco, em 19 de novembro de 1969, o camisa 10 do Santos converteu uma penalidade, atingindo essa marca histórica diante de uma plateia com mais de 65 mil espectadores.

Sambódromo 

A atração mais conhecida no Rio de Janeiro é o carnaval, e claro que o sambódromo não poderia faltar no nosso roteiro. E, por isso, vamos te contar sobre algumas curiosidades do Sambódromo. 

1 – Por que se chama Sambódromo?  

A expressão “sambódromo” resulta da combinação de “samba” com o sufixo grego “dromo”, que significa “lugar de correr”. O nome oficial do local é “Passarela Professor Darcy Ribeiro”. Darcy Ribeiro ocupava o cargo de vice-governador do Rio de Janeiro durante a construção do sambódromo. Ele desempenhou um papel crucial na construção do sambódromo. A própria ideia de criar uma seção que se expande no final da passarela, formando as arquibancadas, foi concebida por ele. Essa área é conhecida como “Praça da Apoteose” e é creditada a ele, juntamente com o Arco Parabólico.

2 – Principais pontos sobre o Sambódromo:

  • A construção do sambódromo levou no total 120 dias;
  • Sua estrutura foi montada utilizando técnicas de concreto armado pré-moldado; 
  • A passarela tem 700 metros de extensão e 13 metros de largura;
  • O espaço em total tem a capacidade de receber mais de 70 mil pessoas.

Agora que você conheceu um pouco das curiosidades de cada ponto turístico, que tal viver toda essa experiência de perto? 

Venha viver momentos únicos nos principais pontos turísticos com a Passeio Rio! 

Entre em contato conosco através das nossas redes sociais e saiba mais!